Receita de Cuca da Criadora

A Criadora faz presentes, você já sabe. Mas entre um presente e outro ela também faz uma Cuca deliciosa, e eu vou dar em primeira mão a receita de Cuca da Criadora de Presentes.

cuca

Cuca é um doce, de origem alemã e o nome é uma “enjambração” de kuchen, que significa bolo. A cuca é feita à base de massa de pão, é muito apreciada e consumida na região sul do Brasil.

cucacucacuca

O doce é encontrado em muitas versões. Tem cuca de farofa, de banana, de queijo, de maçã, de amora, de abacaxi. Depois tem as combinações de farofa com banana, farofa com qualquer fruta. E tem a cuca de nata, uma das minhas preferidas.

cucacucacuca

Quando eu ia bastante pra São Paulo, percebi que encontrar a nata na forma e consistência que encontramos aqui em Santa Catarina é bem difícil. Na verdade, procurando nos hipermercados eu não encontrei.

Mas quem não se adapta não cozinha, então, na falta da tal nata, usei creme de leite pasteurizado ou fresco, daqueles que são vendidos em garrafinhas. O critério de escolha foi interessante. Agitei as garrafinhas pra sentir qual era o “menos líquido”. Bom, fui enganada por uma garrafa extremamente cheia de creme, que a fez parecer mais encorpada. Vivendo e aprendendo.

Mas o que importa é o que interessa, não é mesmo? E o que interessa é que fiz a cuca numa sexta-feira, mesmo sem nata (pra que nata?) ela ficou “muito ótima”

Minha cuca não durou o final de semana. Porque cuca é muito POM, como diz o alemão. Guten Appetit!

cuca

RECEITA DE CUCA DE NATA

Ingredientes para massa (ou esponja)

* 2 ovos
* 2 colheres de manteiga com sal (temperatura ambiente)
* 1 xícara de açúcar
* 1 copo de leite
* 1 envelope de fermento biológico instantâneo em pó (fermento de pão).
* canela em pó, raspa de limão a gosto
* 500g de farinha de trigo

Ingredientes para cobertura

* 300 ml de nata ou 500ml creme de leite fresco (garrafinha)
* 2 xícaras de açúcar
* 2 colheres das de sopa de manteiga

MODO DE FAZER

Numa tigela, misture bem o açúcar, os ovos, a manteiga, o leite, o fermento (já dissolvido conforme instruções da embalagem) e vá acrescentando a farinha de trigo. Misture muito bem. Cubra a tigela com um pano e deixe a massa crescer até dobrar de volume (umas 2 horas). Após esse primeiro crescimento da massa, despeje-a em uma forma untada e deixe crescer mais 1 hora.

Após a massa descansar e crescer faça a cobertura, que nesse caso é de nata.

Misture a nata ou creme de leite com o açúcar e despeje sobre a massa já na forma. Leve para assar em forno médio por 45 minutos ou até dourar bem a cobertura.

Como fazer a cobertura de Farofa Doce

1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
5 colheres das de sopa de manteiga
1 ovo
Raspas de limão e canela em pó a gosto

O preparo é simples, misture tudo sem apertar muito evitando que vire uma massa uniforme, corrija a manteiga se necessário. A farofa deve ficar grosseira como na foto.

Dica da Criadora
Quer mais um dica legal? Então escreva seu endereço de email no campinho aí embaixo, clique em “Assinar” e siga as instruções, em 10 segundinhos você vai ter feito seu cadastro pra receber gratuitamente no seu email todas as novidades da Criadora.

digite seu e-mail e clique em

13 Responses to Receita de Cuca da Criadora

  1. agda disse:

    estamos de água na boca!! acho q vou tentar fazer neste findy…
    beijão e até breve, agda

  2. Esse lance da nata é um embaço mesmo, ms agora a Blakis lançou uma nata, que minha esposa irá testar em uma torta holandesa. O ruim é o preço dela…mas vale a pena. Vou passar para ela esta receita de cuca.

  3. Vera Schulze disse:

    Gente, quando vi a foto da cuca de nata, nem acreditei. Parece demais com a que a minha vó fazia na minha infância. Ela era de descendência alemã e, lógico, uma cozinheira de mão cheia.
    Como ela não está mais entre nós, resolvi pesquisar e, qual não foi a minha alegria ao encontrar algo igual ao que ela fazia.
    Obrigada a vcs, pois com essa ajuda, vou poder mostrar aos meus filhos a delícia que é esse bolo.
    Um beijo a todos.

    Vera

  4. kassandra disse:

    eu gostei bastante, vou tentar fazer!
    xauuuuuuuuuuuuuuuuuuu

  5. Ani disse:

    ola, estou fazendo a cuca agora, e gostaria de saber o que faco
    com a cobertura de farofa doce!? nao li direito a receita e mexi demais, ela virou uma massa!
    obrigada!

  6. Cristiane disse:

    Bom dia!

    Vc esta de parabéns. Vc precisa esperimentar as cucas feitas aqui em Pomerode/SC, não existe outra igual.

    Abraços Cris – Pomerode – SC.

  7. Margarete disse:

    Olá,adorei a receita e acho até fácil de fazer ,mas tenho uma dúvida posso usar margarina no lugar de manteiga,fermento de bolo no lugar do de pão.
    Beijos

    Joinville,SC.

  8. Margarete disse:

    Pessoal,fiz esta cuca hoje e ficou uma delícia não sobrou nadinha!

    Margarete
    Joinville SC

  9. Margarete disse:

    Olá Bianca Elisa,fiz somente a substituição da margarina no lugar da manteiga e a cuca ficou maravilhosa,os fermentos troco na próxima vez.
    Abraços!

    Margarete

    Joinville,SC.

  10. Doralice P. Krutzsch disse:

    Moro em Santa Catarina e sempre como destas cucas maravilhosas, e hoje te agradeço por compartilhar esta receita maravilhosa.
    Quanto a nata aqui tem uma que é excelente da marca Tirol e que conhecemos como creme de mesa(nata) vem em pacote plástico e é uma maravilha para fazer qualquer cobertura de bolo é só bater na batedeira com açucar que em poucos minutos tá encorpada e se não parar de bater quando forma desenhos ela vira manteiga.
    Felicidades sempre.
    Beijos
    Dora.

  11. Ana Paula disse:

    Ahhhh sabe onde vc vai encontrar essa nata..no mercado Zafari no shopping bourbon…parece deliciosa,vou fazer

  12. Juliana Cezimbra disse:

    Adoro cuca de nata, moramos um tempo em jaragua do sul e tinha uma maravilhosa de nata….bons tempos…. vou tentar fazer, mas aqui onde moro não tem nata tb, vou tentar com queijo mascarpone!

  13. Ficarei muito satisfeita em receber suas receitas!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>